top of page
Buscar

3 Problemas Legais Decorrentes da Isenção de Contribuições Previdenciárias

  • Foto do escritor: Nicolas Glaser
    Nicolas Glaser
  • 6 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

A isenção de contribuições previdenciárias deve ser analisada detalhadamente para evitar a geração de uma série de questões e problemas legais para todas as partes envolvidas (os beneficiários, as instituições e o sistema previdenciário como um todo).

3 problemas legais decorrentes da isenção de contribuições previdenciárias

Quem Pode Solicitar a Autorização de Isenção?

A isenção de contribuições previdenciárias é solicitada através de uma autorização de dispensa de pagamento por parte de uma pessoa ou entidade ao sistema previdenciário. No caso do Brasil, essa autorização é submetida ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Essa isenção pode ser motivada por diferentes razões e grupos de contribuintes, como, por exemplo, pessoas com deficiência, entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, portadores de uma ou mais patologias previstas em leis, e outros.


Problemas que Podem Surgir com a Isenção de Contribuições Previdenciárias

Abaixo, apresentamos três exemplos de situações que podem desencadear problemas legais relacionados à isenção de contribuições.


1. Equidade e Contestação

Para a concessão da autorização, é necessário cumprir determinados requisitos, e o resultado nem sempre atende às expectativas do requerente. Nesse cenário, é possível ocorrer descontentamento e contestações jurídicas alegando que a autorização favoreceu e priorizou um grupo em detrimento de outros.


2. Abusos e Fraudes

A alegação de abusos pode levar a problemas graves, como práticas abusivas ou fraudulentas na busca por aprovação. A falsificação de documentos e informações é uma questão ilegal séria, caracterizada como evasão fiscal e fraude, o que pode resultar em processos judiciais.


3. Interpretação Equivocada da Legislação

Uma das principais razões para contestações legais é a necessidade de compreender a legislação e atender às particularidades de cada caso. A aceitação ou negação da autorização depende diretamente disso, podendo levar a contestações se o requerente considerar necessário.


Conclusão

Portanto, é essencial contar com o auxílio de um advogado especialista para evitar esses três erros e problemas legais decorrentes da isenção de contribuições previdenciárias, bem como quaisquer outras questões relacionadas. Um profissional competente é fundamental para garantir a conformidade legal e evitar complicações futuras.


 
 
 

Comentarios


São Leopoldo

Rua São Joaquim 1299, sala 801,

Bairro Centro | Centro Comercial São Leopoldo

CEP: 93.010-190

Porto Alegre

Av. Senador Tarso Dutra, n. 161A, conjunto 708 | Bairro Petrópolis

CEP: 90.690-140

Canela (NOVO)

Rua Dona Carlinda, 482,

sala 2 | Bairro Centro

CEP: 95.680-970

Carraro Advogados Associados

bottom of page