top of page
Buscar
  • Foto do escritorLisiana Carraro

O novo golpe do INSS

A nova versão do golpe do consignado, que atinge aposentados e pensionistas.

No dia 09/04/23 o Fantástico revelou que criminosos estão comprando de forma ilegal pacotes contendo informações pessoais e documentos das pessoas, com essas informações eles criam uma espécie de "kit fraude", que permite que as quadrilhas consiguam fazer empréstimos consignados não contratados pelos segurados.


A evolução do golpe do consignado

Isso mostra como o golpe do consignado evolui, agora os golpistas não precisam nem mais ligar para as vítimas. Esses golpistas estão se aproveitando dessa maneira desonesta para cometer crimes financeiros e quem paga é a vítima, queixas de golpes de empréstimo consignado foram registradas em Procons de todo o Brasil, em 2022 foram registradas 57.874 queixas de golpes de empréstimo consignado.


O que é o “Kit fraude” golpe do consignado?

As quadrilhas conseguem dados e documentos na internet, além de contar com a ajuda de funcionários do INSS, essa é uma forma de conseguir dados e documentos das vítimas para depois fazer empréstimos consignados em nome das vítimas, sem seu conhecimento. É possível comprar o que é chamado de "kit fraude", que inclui uma identidade e selfie que a pessoa tira mostrando o documento, este kit é utilizado para contratação golpista de empréstimo.


“Kit fraude” conta com a ajuda de funcionários do INSS para o golpe do consignado

Existem casos em que funcionários do INSS, que têm acesso a informações privadas, fazem emprestimo consignados em nome das vítimas, essa é uma prática ilegal e criminosa. Os golpistas também conseguem desbloquear o aplicativo "Meu INSS" para empréstimos e alterar senhas. Com base nos dados da vítima, os criminosos utilizam os dados para criar uma conta falsa em seu nome, para que ele mesmo tenha acesso a essa conta para realizar transações financeiras fraudulentas sem o conhecimento da vítima, no caso desses empréstimos consignados, os valores que são entregues pelos Bancos em contas que estão vinculadas ao CPF do aposentado ou pensionista são desviados pelos golpistas


Conclusão

Lembre-se, nunca forneça seus dados a pessoas desconhecidas e fique atento aos seus extratos e movimentações financeiras. Se perceber algo suspeito, avise imediatamente as autoridades competentes. Caso precise de mais orientação , não hesite em entrar em contato conosco.


8 visualizações0 comentário
bottom of page